PASTORES EVANGÉLICOS E O REINO DE DEUS


PASTORES EVANGÉLICOS  E O REINO DE DEUS
“Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.”
“E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus.”
Mateus 19.21 e 24

Quando você confronta um evangélico com a própria “PALAVRA” que ele prega, a primeira resposta que você recebe é: “isso é o que dá usar texto sem contexto!” E essa frase vem certeira como uma flecha ao seu coração, intimidando-o e levando-o a admitir que só eles têm a interpretação verdadeira de uma passagem bíblica – O que não é verdade!
Primeiro vamos saber o que é contexto e aprender a aplicá-lo:
Contexto é a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre. É o conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem – lugar e tempo, cultura do emissor e do receptor, etc. – e que permitem sua correta compreensão. Também corresponde onde é escrita a palavra, isto é, a oração onde ela se encontra.” [Wikipédia]
Segundo, temos que aplicar ao texto – dentro de muitas teorias – vários elementos que descrevem o contexto de uso da passagem em questão como: os participantes, a ação dos participantes, características da situação, efeitos da ação verbal, a forma e conteúdo da mensagem, o cenário, a chave, o meio, o gênero e as normas de interação. Feito isso, podemos dizer realmente que compreendemos um texto e que podemos transmitir sua mensagem também.
AS PALAVRAS DE JESUS
Em Mateus 19.21-24, vemos que Jesus estava em terras além do rio Jordão, sendo seguido por multidões, os quais entre eles estavam os discípulos, fariseus e as crianças –  contadas a parte junto com as mulheres.
Jesus ensinou e tratou de vários assuntos da vida humana como: casamento, divórcio, adultério e condição sexual – no caso a dos Eunucos. Depois partiu para outro lugar [Mateus não relata especificamente] com seus discípulos e lá encontrou um jovem rico preocupado com a sua vida após a morte. Jesus lhe disse que para ter vida eterna, ser perfeito e ter um tesouro no céu; ele teria que guardar os mandamentos –  o que o jovem salientou já está guardando – vender todos os seus bens e doar o valor de tudo aos pobres. Sendo difícil para um jovem rico desfazer-se de seus bens, voltou para casa triste, frustrado e sem a esperança de entrar no reino do céu.
Jesus tomando-o por exemplo, expôs o quão seria difícil um rico entrar no reino de Deus. Seus discípulos imediatamente perguntavam-se quem, depois dessas palavras, entraria em Seu reino. Jesus dirigindo-se a eles novamente, disse que “tudo é possível para Deus”; ou seja, é possível sim um rico deixar tudo por amor a Ele e segui-Lo. Será?
Pedro falando em nome de todos, retrucou que tinham deixado “tudo” para segui-Lo. E Cristo imediatamente, como recompensa para tal renúncia, os prometeu que entrariam no Reino do Céu e assentariam com Ele em tronos!
Partindo do texto em questão, temos:
a)      Participantes: Jesus, multidão, discípulos, fariseus e crianças;
b)      Ação dos participantes: Questionamentos sobre as várias ações e condição humana.
c)      Características da situação/Meio: Pessoas pobres, grosseiras e oprimidas pela falta de conhecimento
d)     Efeito da ação verbal de Cristo: Alegria para alguns [discípulos] e  frustração para outros [o jovem rico].
e)      Conteúdo da mensagem: Condição humana e Reino de Deus.
f)       Cenário: Terras desconhecidas além do Jordão.
Creio que esses itens foram suficientes para uma melhor compreensão do texto e seu contexto.
Alguns cristãos entram na questão da tradução ou interpretação das palavras “agulha” e “camelo“.  Sobre o significado da palavra “agulha” dizem que na época de Jesus, havia uma passagem para entrar em Jerusalém, ao lado do portal principal, que era o “Buraco da Agulha”. Este era o portal principal de Jerusalém para os mercadores e transeuntes que chegavam, que era estreito e mais baixo que os camelos; por isso eles tinham que se abaixar (ajoelhar-se)  muitas vezes quando vinham carregados e retirar as cargas do dorso para passar. Sobre a palavra “camelo” dizem que o texto grego original não menciona um camelo, mas uma corda [komilos]. Quando foi traduzida para o latim, a palavra komilos foi confundida com kamelos(camelo). Assim o erro foi perpetuado em todas as linguas em que a biblia foi traduzida. Provas?  Não existem! Confesso que nem sei se tais palavras estão graficamente corretas em grego ou latim!
A verdade é que pouco interessa o que era ou deixa de ser a palavra agulha camelo, porém o que merece destaque é a afirmação de Cristo de que o rico não é merecedor do Reino de Deus. Claro, muitos teólogos metidos a sabichões irão discordar dessa afirmação, porém basta só “mergulhar” no contexto da parábola de “o rico e o mendigo” [Lc 16.19-25] para perceber que a minha afirmação está correta!
Agora, a pergunta que não quer calar é: os evangélicos, principalmente seus pastores, realmente sabem observar o contexto de passagens bíblicas? Creio que muitos pastores sim; porém mentem, distorcem, ocultam e acrescentam outras passagens para mudarem o sentido daquilo que os denunciam e até inventam “histórias” – como as da tradução  das palavras camelo e agulha – para que seus fiéis não percebam o quanto eles são expostos e desmoralizados pela própria Bíblia.
Vamos a alguns exemplos de líderes religiosos que manejam muito bem a bíblia a seu favor e arrastam milhões [em duplo sentido] com eles:
1-      Pastor Silas Malafáia:
[Clique na imagem para ampliá-la!]
“Segundo testemunhas, ao pregar em uma igreja de brasileiros em Boca Raton, Silas confessou ter feito um negócio espetacular, ao comprar um dos maiores jatos executivos do mercado por um preço ridículo! Uma “galinha morta”. Uma aeronave com pouquíssimo uso, que se fosse nova, sairia por 18 milhões de dólares! Como a aeronave era de “segunda mão”, ele fechou o negócio pela bagatela de 12 milhões de dólares. O avião usado do Silas Malafáia custa o dobro do preço do avião novo do telemissionário RR Soares, Samuel Câmara e  Pai do apóstolo Renê Terra Nova.” (Blog Púlpito Cristão, 21/12/09)
[Clique na imagem para ampliá-la!]
2 – Pastor Samuel:
Outro que na abertura[antiga] de seu programa transmitido pela TV, desce de um helicóptero, ao som de uma melodia que reza: “… homem de Deus”!
Porém, esse homem de Deus num de seus programas disse [com desdém] que mesmo sendo preso não deixaria de “pregar” a PALAVRA combatendo a homossexualidade.
Confira o curriculum do “homem de Deus” e perceba o quanto ele é exaltado no meio evangélico: [CLIQUE AQUI!]
SAGACIDADE E MANIPULAÇÃO!
Se fôssemos citar todos os líderes evangélicos de situação financeira “agradável”, não caberia numa só página do nosso blog.
Compare as duas passagens abaixo:
“Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.” [1º Coríntios 6.9-10]
“E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.” [Mateus 19.24]
Agora responda:
1 – Que mensagem estes dois versículos têm em comum?
2 – Quem foram os autores ou emissores delas?
3 – Quais destes dois versículos você percebe que são mais pregados pelos evangélicos nas igrejas, ruas, praças, etc; e contra quem?
4 – Quais dos dois autores ou emissores vocês acham que tem mais conhecimento e poder para afirmar tal sentença?
5 – Quem tinha o poder [segundo a bíblia] de conduzir ou impedir de que pessoas chegassem ao reino de Deus?
6 – Quem, dos grupos de pessoas citados acima nos dois versículos, Jesus não ousou proibir de entrar no reino de Deus?
Atenção! Muitos evangélicos espertos e cheios de truques com a bíblia, argumentarão que o rei Salomão foi um homem  rico e cheio de glória;  mesmo assim Deus o abençoou e com certeza está no céu. [Mateus 6.29]
O que torna tal afirmação uma contradição enorme frente às palavras de Jesus, bem como a “badalada” teologia da prosperidade pregada nas igrejas e agora, pelo Silas Malafaia também. Será que o “proprietário” do céu [Jesus] não sabia o que estava afirmando?

CONCLUSÃO
“Nem todo o que diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz  a vontade de meu Pai, que está nos céus.” [Mt 7.21]

Apesar de não compartilhar com afirmativa de que os ricos não possam herdar o reino, tenho que levar em conta que se isso fosse realmente verdade, tais pastores estariam com sérios problemas diante da bíblia; e que tornariam-se os primeiros a serem barrados na “fila” que cresce a todo instante nos seguimentos cristãos, rumo ao céu.
Os evangélicos costumam usar versículos do falso apóstolo Paulo, para amedrontarem os homossexuais, mostrando que não herdarão o reino dos céus devido a sua condição sexual. Porém ignoram a TRAVE que está em seus olhos e enxergam apenas o “argueiro”  no olho do próximo… Se é que se pode chamar de argueiro a homossexualidade!
Ignoram também as palavras de Jesus em Mateus 19.21-24 e saem pregando a ignorância, preconceito e homofobia ensinados por Paulo de Tarso. Através dos versículos escritos por ele, querem aterrorizar  os homossexuais [e muitas vezes até conseguem isso] com ameaças de um inferno e de fecharem a entrada do reino dos céus para eles… Como se tivessem esse poder!
Conheçam a verdade e libertem-se do julgo evangélico!
“… E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” [Jo 8.32]